24 março 2008

Uma Manchinha

[Esse é um dos textos que eu escrevi que eu mais gosto. Foi publicado originalmente dia 06/04/2007 no Deixa Pra Lá, um projeto muito legal que eu participei durante algum tempo, mas que infelizmente chegou ao fim]

Contextualizando:
O tema da semana era 'Mentira'.
Mentira azul é aquela mentira inocente, que não prejudica ninguém, aquela que as vezes é dita com a intenção de poupar os outros de uma verdade dolorosa.

------#------






Oi pessoas!!

Olha o "postante" do sábado aparecendo na sexta pra matar a saudade!!
(E nem é mentira!! Eu vim mesmo.)

Então, depois de 4 dias desse tema, acho que quase tudo já foi dito, discutido e explicado, exceto pelo fato de que ninguém contou nenhuma de suas mentirinhas aqui. Bem... alguém tem que fazer o trabalho sujo, e é claro que não serei eu! Eu nunca minto! (Já tô no clima, hein?)

Piadinhas de mal gosto à parte, eu não me recordo de nenhuma grande mentira maldosa que eu tenha contado. Me lembro de uma fase pré-adolescente quando eu começava a entrar no mundo da música, que existia uma necessidade de encontrar cada vez mais bandas novas e cantores novos e tal. (Acho que era uma procura pela própria identidade) Não conhecer uma banda te tornava praticamente um ET!!

E várias vezes me perguntavam: "Voce conhece a banda ... "
E eu: "Claro!! Muito boa!!"
As vezes até arriscava uns detalhes do tipo: "O cara canta muito!!"

Até o dia em que a banda em questão fazia um som instrumental apenas!

Sem cantor, sem voz, nada!!! E eu fui desmascarado ali, na hora!! Minha mentirinha azul me deixou roxo!! Descobri ali o significado do ditado: A mentira tem perna curta. No meu caso ela tinha perna curta e era paraplégica também.

De Omissão à Traição, tudo tem Mentira no meio, mas em quantidades diferentes. E o estrago causado é proporcional à quantidade (ou ao tamanho) da mentira envolvida. Acho que antes de mentir pro outro, quem mente, mente primeiro pra si mesmo, contando uma falsa verdade, que muitas vezes a pessoa gostaria que fosse a sua própria. Como eu na minha fase: queria conhecer todas as bandas do mundo!! Da mesma forma exitem pessoas que querem ser ricas, famosas, influentes, etc. As vezes até acreditam que podem levar um tipo de vida assim.


Acredito que a base para qualquer tipo de relacionamento seja a confiança e a sinceridade. Então esse lance de mentira não rola muito não, mesmo que sejam as coloridas. Elas soltam tinta!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha... seu texto ficou ótimo Samuel! E quem nunca contou uma mentira azul que atire a primeira pedra!! rsrs

Mas, infelizmente, tbem existem umas bem escuras, que mancham de um jeito difícil de sair, se é que saem, e se tratando destas poucas coisas dão jeito: O tempo - que cura tudo - ou uma boa tintura substitui beem.

Anônimo disse...

Adooroooo!

Sem contar que dei um apoio na escolha da imagem, não foi não?!
hihi